Certificado de Qualidade

Central de Atendimento: (14)3202-6373

Outubro Rosa

segunda, 01 de outubro de 2018

Este movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

O movimento, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.No Brasil, a campanha começou em 2002 e vem ganhando força a cada ano.

O movimento ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois, quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio.

 

Entenda e pratique o autoexame 


O autoexame da mama não é um método diagnóstico de câncer de mama. Portanto, não substitui os exames como a mamografia, nem o acompanhamento médico regular. Ele é uma ferramenta para que a mulher conheça seu corpo e possa, porventura, detectar alterações nas mamas, dando um alerta para uma investigação mais minuciosa com o seu médico.

Deve ser realizado uma vez ao mês, na semana seguinte ao término da menstruação. A mulher deve se posicionar em frente ao espelho, com uma mão atrás da nuca usando a outra para apalpar a mama suavemente com os dedos. Enquanto isso, ela deve observar se há alguma alteração visível, como por exemplo, alteração na pele ou no formato da mama.

As mulheres que não menstruam devem realizar o autoexame sempre no mesmo dia de cada mês.

Estamos juntos com você, mulher, na luta contra o câncer de mama!