Certificado de Qualidade

Central de Atendimento: (14)3202-6373

Novembro Azul

sexta, 02 de novembro de 2018

Como parte da campanha "Novembro Azul", durante este mês o exame de PSA custa apenas R$40,00.


Mas, você sabe pra que serve o exame de PSA?
 
PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. O que são esses tais antígenos? Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo. Daí veio a ideia dos especialistas: fazer um exame para medir a concentração dessa partícula no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças.
 
Para que serve o exame de PSA
Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.
 
Aliás, o toque retal – ainda cercado de preconceitos bobos – não seria indicado para o rastreamento inicial do câncer de próstata, mas é frequentemente pedido por ser rápido e barato. Converse com um profissional para avaliar o seu caso especificamente.
Fontes: William Pedrosa, endocrinologista do Grupo Hermes Pardini, em São Paulo, e nota técnica 001/2015 do Instituto Nacional do Câncer.