Certificado de Qualidade

Central de Atendimento: (14)3202-6373

Como entender o resultado do exame Beta HCG

quarta, 23 de agosto de 2017

Como entender o resultado do exame Beta HCG

O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 3 mUI/ml. Este é o melhor teste para confirmar a gravidez porque detecta até mesmo pequenas quantidades deste hormônio, que só é produzido durante a gestação.

O exame de sangue de gravidez pode ser feito mesmo antes de a menstruação atrasar, não sendo necessário ter prescrição médica nem fazer jejum. O custo do exame é baixo, e o resultado pode ser dado no mesmo dia do exame, dependendo da hora em que foi realizada a coleta.

O que é HCG

HCG é a sigla que representa o hormônio gonadrotofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causado por alguma doença. Normalmente o exame de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gravidez porque, seu resultado é mais sensível que o teste de gravidez, de urina.

No entanto, quando o resultado do exame de Beta HCG é não detectável ou inconclusivo, o exame deve ser repetido 7 dias depois.

 

Tabela do Beta HCG quantitativo

A tabela a seguir mostra a quantidade de hormônios Beta HCG presente em cada trimestre de gestação:

Idade Gestacional           Quantidade de Beta HCG no exame de sangue

1º Trimestre:            até 210000 mUI/ml

2º e 3º Trimestre:   8000 a 58000 mUI/ml

 

O que fazer após confirmar a gravidez

Após confirmar a gravidez com o exame de sangue, é importante marcar uma consulta no obstetra para iniciar o acompanhamento pré-natal, fazendo os exames necessários para garantir uma gravidez saudável, sem complicações como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional, por exemplo.

 

Com informações:Drª. Sheila Sedicias Ginecologista
Valores referência: Tecnolab Laboratório Médico